sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Oficina de Escrita Criativa


No último sábado de Janeiro, irá decorrer na Escola B. 2,3 Martim de Freitas uma Oficina de Escrita Criativa. A actividade, promovida em parceria pelas bibliotecas escolares deste estabelecimento de ensino, da Escola B. 2,3 de Taveiro e da Escola Secundária com 3º ciclo da Quinta das Flores, será orientada pela escritora Margarida Fonseca Santos.


O objectivo da escrita criativa é desenvolver a capacidade de associar ideias, imagens, memórias e reproduzi-las, transformando-as num texto. Através de jogos os participantes serão «empurrados» para situações criativas, para a elaboração de conflitos geradores de histórias, para a construção de personagens e para a criação de textos.


Sendo uma formação dirigida a professores, serão debatidas estratégias específicas ligadas ao ensino, para que estas técnicas possam ser aplicadas em contexto de aulas ou em oficinas de escrita.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A Escola e a Biblioteca Escolar - Hoje: Desafios e Potencialidades



Pelas 17 horas, realizou-se, na Escola E.B. 2,3 Martim de Freitas, uma sessão de sensibilização promovida pela Biblioteca Escolar e intitulada «A Escola e a Biblioteca Escolar - Hoje: Desafios e Potencialidades».


Tendo sido dinamizada pelas Dr.ª Helena Duque, coordenadora inter-concelhia da RBE, e Dr.ª Adelina Freire, coordenadora da Biblioteca da Escola Secundária de Montemor-o-Velho, dirigiu-se ao órgão de gestão do estabelecimento de ensino, a elementos da equipa pedagógica da biblioteca escolar, a professores com assento no Conselho Pedagógico e a coordenadoras de Área de Projecto.


Era intenção contextualizar a Escola e a Biblioteca Escolar, na Sociedade da Informação, chamando-se a atenção dos destinatários para algumas estratégias susceptíveis de pôr em prática visando o desenvolvimento de competências consagradas no Currículo Nacional do Ensino Básico e subjacentes a um conceito de aprendizagem ao longo da vida. Foi com este propósito que, na segunda parte - «A Sala de Aula e a Biblioteca Escolar - Pontos de Encontro», - se expuseram alguns exemplos de operacionalização de trabalho colaborativo entre docentes e coordenador da biblioteca.


A sessão encerrou com um breve debate em que se trocaram pontos de vista e se apontaram dúvidas.


Uma questão ficou no ar: poderá o trabalho colaborativo representar uma sobrecarga para os professores ou, pelo contrário, sendo adequadamente planeado, constituirá um poderoso contributo para o almejado sucesso educativo dos alunos?


domingo, 18 de janeiro de 2009

As Leis da Natureza e a Matemática

No dia 14 de Janeiro, em articulação com o Departamento de Ciências Exactas, realizou-se, na Biblioteca Escolar, uma palestra proferida pelo Prof. Dr. Manuel Fiolhais.
Dirigida a 45 alunos das turmas do 8º C e do 8º D, subordinou-se ao tema «As Leis da Natureza e a Matemática». Procurando-se espicaçar a curiosidade dos destinatários para as leis do Universo e a sua relação com uma área englobante como é a Matemática, formularam-se questões sobre «Como é o Universo?» ou «Como descrevemos os fenómenos
No final, os alunos mostraram-se satisfeitos não só com «a simpatia do Professor», mas também por terem aprendido muitas coisas novas, por exemplo, o que é um flop ou que seriam necessários 190 anos para contar toda a população mundial.
O que mais os surpreendeu foram as circunstâncias em que Newton descobriu a Lei da Gravidade, Galileu formulou a Teoria das Sombras e terem ouvido que «depois de Einstein, nada ficou como dantes».
Da avaliação empreendida, registaram-se três afirmações:
- «Quão grande é a Matemática!» ( Ana Beatriz Simões)
- «Tudo à nossa volta tem uma razão para existir.» ( Beatriz Pires)
- «A Matemática é essencial para compreendermos a vida». ( Bernardo Couceiro)