sexta-feira, 13 de março de 2009

Ainda a Semana da Leitura




As actividades da Semana da Leitura, na Biblioteca Escolar, foram múltiplas e diversificadas. Este ano, prolongaram-se por mais uma semana. Com efeito, as inscrições foram tantas que as sessões dirigidas ao 1º Ciclo só se concretizaram, nos dias 11 e 12.


A turma do 6º D, sob a orientação da professora Olga Rodrigues, escolheu um momento de Leituras Partilhadas destinando-se aos alunos do 3º ano. Foram seleccionados vários textos da obra «A Cidade dos Cães e Outras Histórias» de Luísa Ducla Soares. O texto «A Mosca Atrevida» serviu de mote a uma caça ao tesouro em que os pequenos destinatários tiveram que desvendar mistérios escondidos nas estantes da biblioteca.


No último dia, os mais crescidos recolheram textos de «Abada de Histórias» de António Mota e de «Histórias para a Pequenada», coordenadas por Augusto Gonçalves, para surpreenderem os leitores do 4º ano. Particularmente feliz foi a representação da cena «os problemas» eleitos pelos mais descontentes e que foram pendurados na «corda mágica».


Para finalizar as actividades, em ambos os dias, foram distribuídos marcadores de leitura alusivos à Semana da Leitura, considerada pelos mais novos como «engraçada e fantástica».


sexta-feira, 6 de março de 2009

Continuação da Semana da Leitura


Hoje o dia foi dedicado ao encontro com a escritora Joana Ruas. Esta foi apresentada aos alunos das turmas 9º B e 9º E, com recurso a um sketche idealizado pela Sara Cruz e pela Carolina Curto. Através da capacidade criativa das duas intervenientes, todos ficaram a conhecer a sua terra natal, as vivências de infância e juventude e a razão de ser do seu nome literário.

Seguiu-se uma leitura muito expressiva do texto «Senna-Mau e as Rolinhas», extraído da última obra da autora, «A Batalha das Lágrimas».

Todos aguardavam com alguma expectativa o momento de interacção, em que, finalmente, os alunos puderam exteriorizar a sua curiosidade e formularem perguntas sobre os ambientes em que tinha decorrido a sua vida, das motivações que a tinham levado a escrever e de algumas das suas intencionalidades. Debateram-se as características das suas personagens, os ambientes em que estas foram sendo construídas e as suas preferências pessoais.

O encontro foi uma oportunidade de crescimento e enriquecimento que terminou com uma breve mas bela mensagem: «Não se deixem tomar pelo medo! Abram os braços e abracem o futuro

4º Dia da Semana da Leitura




Já vamos no quarto dia da Semana dedicada à leitura.


Logo pela manhã, os alunos do 5º G foram convidados a assistir à apresentação do guião de leitura de «A Floresta» de Sophia de Mello Breyner Andresen, elaborado pela professora Dr.ª Fernanda Braz.


Os pequenos destinatários descobriram a Isabel, a quinta onde a acção decorria, as características de todo o espaço envolvente e o seu encontro com o Anão.


Através da leitura dum pequeno extracto, as crianças ficaram motivadas à análise da obra integral.


Ao cair da tarde, quando a calma se ia apoderando do espaço escolar, quando os últimos iam debandando, porque as actividades lectivam tinham terminado, à biblioteca começavam a chegar os primeiros convidados. Por entre estantes de livros, de Cd's e de DVD's, iam tomando os seus lugares.


Da primeira parte desta sessão, constava a entrega dos prémios aos alunos seleccionados no Concurso «Conto de Natal». Em retribuição, não só pela participação, mas sobretudo, pela qualidade e originalidade dos trabalhos, foram entregues livros aos jovens contemplados.


Seguir-se-ia a actividade «Ler...Miguel Torga», dirigida ao Clube de Leitores.


Num grande placard, estrategicamente colocado, e nalguns cartazes espalhados em redor, distribuiam-se trabalhos de alunos da Dr.ª Elisa Azevedo, destacando-se uma ilustração- um galo de crista e penugem muito coloridas. Nele se concentraram as atenções dos presentes. Era ele, efectivamente, o objecto da dissertação do convidado da tarde, o Prof. Dr. Cardoso Bernardes, chamado a tecer algumas considerações sobre «Tenório», um dos bichos de Torga.


Começando por referir como era antigo o interesse despertado pelo comportamento dos animais, desde os bestiários medievais até às fábulas seiscentistas, o moderador enunciou, de forma muito clara, mas muito didáctica, as motivações de Torga pelos animais. Realçando o seu aguçado espírito de observação, referiu a intencionalidade da obra, no seu conjunto.


Mas, o que captou, verdadeiramente, a atenção de todos foi a história de Tenório, nascido pinto e dotado de uma crista peculiar, escapou à sorte dos seus irmãos, tornou-se um frango e, num belo dia, através do seu canto, deu o primeiro sinal de que já era adulto, ou seja, se transformara em galo...


Não foram só os jovens que aprenderam, mas também os adultos tiveram a oportunidade de recordar qual a origem do nome Tenório e puderam compreender a lição do conto, em suma, o apogeu e declínio de tudo o que é vivo.


Foi um entardecer maravilhoso, em que, decerto, alguns novos leitores foram conquistados!

Semana da Leitura na Biblioteca da EB Martim de Freitas







O terceiro dia da Semana da Leitura foi repleto de actividades.



Pela manhã, os alunos do 9ºE envolveram-se em «Leituras Partilhadas» com os alunos da turma do 7º G. Duma forma muito original e bem arquitectada a Sara Cruz apresentou «O Alquimista» de Paulo Coelho; a Mafalda Oliveira expôs uma sinopse de «O Código da Vinci» de Dan Brown; o Tomás Marques referiu dados biográficos de Isabel Allende e descreveu duas obras da sua trilogia - «O Reino do Dragão de Ouro» e «O Bosque dos Pigmeus». Estas duas publicações foram resumidas de forma muito apelativa, através duma cuidada apresentação em powerpoint. Por fim, a Carolina Curto escolheu «O Estranho Caso do Cão Morto» de Mark Haddon para contextualizar a acção, interpretando de forma muito expressiva algumas das suas passagens e justificando a sua preferência por uma das partes em que a personagem principal nos dá a conhecer a sua não-relação com o mundo.



Sem dúvida, que os colegas do 7º G foram conquistados por esta panóplia de leituras!



Já pela tarde, a turma do 5º C foi a destinatária de uma sessão de «Leituras em Família», em que a Sr.ª D. Sílvia Portugal, mãe do Guilherme, leu dois contos de Ondjaki e o Sr. José Luís Pina, pai da Francisca, escolheu para os alunos o «Poema Ecológico - Carta do chefe Seatle».



Seguiu-se um momento de troca de ideias em que se divulgou o PNL e os seus objectivos, bem como os benefícios da leitura, exaltando-se o seu papel no desenvolvimento da imaginação e no enriquecimento vocabular, para lá de ser uma condição propiciadora de uma expressão escrita de qualidade.



Os marcadores de leitura distribuídos entre os presentes constituiram instrumentos de divulgação do papel das bibliotecas escolares.



Para finalizar o dia, os alunos do 7ºD e 8º A escutaram atentamente as palavras do Dr. Vladimir Pliassov, convidado para abordar questões de língua e cultura russas. Por entre referências históricas, de mentalidade e de índole vocabular, os participantes puderam visionar com agrado três curtas animações que, desde a realidade escolar até ao universo das histórias tradicionais, os conduziram à percepção de que a Rússia foi um país que investiu fortemente no ensino, sendo este um dos pólos do seu desenvolvimento.



Para demonstrarem como tinham interiorizado a mensagem, os alunos despediram-se do Dr. Pliassov com um «spacibo» colectivo.

terça-feira, 3 de março de 2009

O Ser Humano É a Humanidade em Ponto Pequeno


A Semana da Leitura e do Multiculturalismo prosseguiu na Biblioteca da Escola B. 2,3 Martim de Freitas.

Hoje, dia 3 de Março, alunos de turmas do 7º ano e naturais dos PALOP's puderam interagir com o Prof. Dr. José Luís Pires Laranjeira ao longo de uma palestra subordinada ao título «O Ser Humano É a Humanidade em Ponto Pequeno», a qual teve início com a leitura do poema «O Grande Desafio» de António Jacinto. Interpelados pelo moderador sobre as razões da unidade e espírito de coesão expressos nas palavras do autor angolano, os destinatários soltaram-se e conseguiram debater questões profundas de interculturalidade - as questões linguísticas, as tradições, em suma, a cultura que confere a matriz da identidade de cada povo.

Mas, de forma intencional, os jovens foram também provocados ao ser-lhes apresentada a vivência dum bi-repetente, razão que esteve na origem da interrupção de uma vida escolar. Não obstante a vontade paterna, esta iria prosseguir, mais tarde, ao inscrever-se na Universidade, a cujo topo conseguiria chegar, como professor. E porquê? «Porque sempre teve o dom da escrita e isto porque gostava muito de ler».

Será, então, a leitura uma «seca» ou não terá também as suas vantagens, não só no sucesso escolar, como no próprio sucesso de uma vida?

«Vocês podem ser o que quiserem, mas, se não lerem, não terão as possibilidades que eu tive.» Dito de outra maneira «qualquer pessoa pode ser tudo na vida, mas, se não ler, terá mais dificuldades», esta foi a conclusão que os participantes puderam alcançar com as palavras do Prof. Dr. Pires Laranjeira.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Língua e Cultura Chinesas


Na tarde de dia 2 de Março, deu-se início à Semana da Leitura, na Biblioteca da Escola Martim de Freitas, este ano marcada por uma faceta muito multicultural.

Hoje, realizou-se uma sessão orientada pela Dr.ª Queming Tan e subordinada ao título « Língua e Cultura Chinesas». Dirigindo-se às turmas do 7º D e 7º E, bem como a alunos de nacionalidade chinesa, procurou dar a conhecer algumas palavras em mandarim, apresentando também diversas imagens desse grande país que é a China, no sentido de clarificar junto dos destinatários o verdadeiro significado da cultura chinesa e explicando por que é hoje um país emergente.

A sessão terminou com uma breve demonstração de tai-chi, apresentada pela própria Dr.ª Tan e que teve o condão de entusiasmar todos os participantes.