sábado, 25 de abril de 2009

O 25 de Abril na Biblioteca

Em jeito de antecipação, no dia 23 de Abril, a Biblioteca da Escola B. 2,3 Martim de Freitas dedicou uma sessão informativa à comemoração do 35º aniversário da Revolução de Abril.

O moderador convidado, o jornalista Jorge Ribeiro, autor da obra «Lá Longe Onde o Sol Castiga Mais: a Guerra Colonial Contada aos Mais Novos», começou por apresentar algumas das diferenças entre o antes e o pós 25 de Abril. Referindo-se, em particular, à censura e ao clima generalizado de repressão, caracterizou, em seguida, a ambiência da guerra, esse longo período de 13 anos, que pairou como trágica ameaça na vida dos jovens de então.

Por ter vivenciado directamente o cenário de guerra, onde participou como repórter, o moderador animou um vivo debate, procurando ilustrar com pequenos excertos as questões colocadas pelos participantes - as turmas do 6º B e do 6º F, que, previamente, tinham sido preparadas pelas professoras, respectivamente, Eugénia Loureiro, Fernanda Bráz e Luisa Ivo.

Foi com grande entusiasmo que os alunos quiseram saber por que motivos o governo da época não concedia a independência às colónias africanas; se os jovens não podiam escapar à guerra ou quais eram as condições reais da guerrilha...

Se, dum lado, havia alguma emoção naquilo que se ia relatando; do outro, assistiu-se a uma atitude de escuta atenta e interessada, tendo a sessão contribuido para motivar para um assunto praticamente desconhecido, porque ainda não aprendido, mas, para o qual se parte agora com bastante curiosidade e, decerto, com novas condições para uma aprendizagem mais sólida.