terça-feira, 28 de outubro de 2008

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

27 de Outubro = última 4ª feira do mês= dia memorável para as bibliotecas escolares.


Na Escola E.B. 2,3 Martim de Freitas, a Biblioteca animou-se, logo pela manhã, com os participantes do Projecto de Leitura e Escrita Criativa que foram surpreendidos com a leitura de «Os Direitos Inalienáveis do Leitor» de Daniel Pennac, oferecidos pela Prof.ª Luísa Pinto.


Seguidamente, os alunos do 4º ano tiveram a oportunidade de ouvir a «História de Babar», com música de Francis Poulenc. Foi-lhes pedido que ilustrassem a cena que mais lhes agradou.


Já a tarde ia longa, quando os alunos do 3º ano foram convidados a escutar as histórias apresentadas pelo contador José Craveiro. À medida que ia desfiando o repertório e perguntava:


- E agora?


Os pequenos exclamavam:


- Mais uma! Mais uma!...


Enfim, o dia na biblioteca foi excitante para todos os intervenientes que, sobretudo, se deliciaram com os «rebuçados de leitura» com provérbios adaptados à leitura e aos livros. Todos concluiram que ler pode ser tão aprazível como... saborear um doce!

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Outubro é o mês dedicado às bibliotecas escolares. Assim, acontece em todo o mundo!

Na Escola Básica 2,3 Martim de Freitas, após a agitação do regresso às aulas, a biblioteca dedicou a primeira quinzena do mês às visitas guiadas dirigidas aos alunos do 5º ano. Sendo novos na Escola, teriam que conhecer um novo espaço.

A coordenadora orientou-os nas diversas zonas funcionais, explicou a forma de arrumação dos diferentes suportes, apresentou as modalidades de atendimento e enumerou as regras básicas - mochilas, só nos cacifos; comer e beber, só na cantina.

Os pequenos ficaram curiosos e passaram a frequentá-la assiduamente.

Ler tornou-se mais agradável e pesquisar é uma aventura...