quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A Escola e a Biblioteca Escolar - Hoje: Desafios e Potencialidades



Pelas 17 horas, realizou-se, na Escola E.B. 2,3 Martim de Freitas, uma sessão de sensibilização promovida pela Biblioteca Escolar e intitulada «A Escola e a Biblioteca Escolar - Hoje: Desafios e Potencialidades».


Tendo sido dinamizada pelas Dr.ª Helena Duque, coordenadora inter-concelhia da RBE, e Dr.ª Adelina Freire, coordenadora da Biblioteca da Escola Secundária de Montemor-o-Velho, dirigiu-se ao órgão de gestão do estabelecimento de ensino, a elementos da equipa pedagógica da biblioteca escolar, a professores com assento no Conselho Pedagógico e a coordenadoras de Área de Projecto.


Era intenção contextualizar a Escola e a Biblioteca Escolar, na Sociedade da Informação, chamando-se a atenção dos destinatários para algumas estratégias susceptíveis de pôr em prática visando o desenvolvimento de competências consagradas no Currículo Nacional do Ensino Básico e subjacentes a um conceito de aprendizagem ao longo da vida. Foi com este propósito que, na segunda parte - «A Sala de Aula e a Biblioteca Escolar - Pontos de Encontro», - se expuseram alguns exemplos de operacionalização de trabalho colaborativo entre docentes e coordenador da biblioteca.


A sessão encerrou com um breve debate em que se trocaram pontos de vista e se apontaram dúvidas.


Uma questão ficou no ar: poderá o trabalho colaborativo representar uma sobrecarga para os professores ou, pelo contrário, sendo adequadamente planeado, constituirá um poderoso contributo para o almejado sucesso educativo dos alunos?


2 comentários:

Helena Maria Querido Duque disse...

Uma acção que me pareceu muito pertinente e com o grupo de professores que se mostrou receptivo às questões subjacentes à sessão.
Sem dúvida que o desenvolvimento de um trabalho colaborativo com a sala de aula, operacionalizando situações de aprendizagem de forma partilhada e previamente planificadas entre os professores curriculares e o coordenador da BE, será uma mais valia na aquisição de competências literácicas que ajudem os nossos alunos a aprender a aprender e consequentemente a tornarem-se cidadãos info-incluídos. Pelo que, acredito que seja “um poderoso contributo para o almejado sucesso educativo dos alunos” ajudando os professores das diferentes áreas curriculares, disciplinares e não disciplinares a conceberem situações de aprendizagem em que o esforço, as dificuldades e os sucessos sejam repartidos…

HD

Anónimo disse...

Considerei a sessão pertinente e o assunto relevante, mas, por vezes, tenho dificuldade em conciliar o tempo disponível com o meu par pedagógico, pelo que nem sempre a planificação com a coordenadora da biblioteca se afigura viável.
Esta dificuldade poderia ser superada se, na organização dos horários, estivessem previstas certas tarefas inerentes aos cargos que desempenhamos.