terça-feira, 5 de maio de 2009

Uma tarde com a escritora Isabel Alçada


Tinhamos acabado de chegar e tomaramos os nossos lugares. Foramos convidados para ir à Biblioteca Municipal para um encontro com a escritora Isabel Alçada, que conhecia bem da colecção «Uma Aventura». Lembro-me que a professora de História e Geografia de Portugal nos costumava ler uns excertos de «Os Primeiros Reis» e de «Tempos de Revolução». Também, por influência da professora de História comecei a comprar e a ler os livros da colecção «Viagens no Tempo». Assim, fui acompanhando de uma forma muito divertida a História de Portugal. Já mais crescida, lera «Diário Cruzado de João e Joana». Depois, enveredei por outras autoras.


Perdia-me nestes pensamentos, quando um senhor velhote fez sinal para uma senhora risonha e com ar simpático.


Pensei, com os meus botões:


- Deve ser ela, a autora!


Claro, era mesmo a cara dela que encontrara na Net, quando a professora de Português nos fez o convite e nos mandou recolher informação sobre a sua vida e obra para prepararmos o encontro.


O senhor velhote disse umas palavras de circunstância que muitos dos presentes aplaudiram.


Seguiu-se a Isabel Alçada, em pessoa. Era mesmo ela! Começou por agradecer o convite para vir a Coimbra, em especial, com o objectivo de inaugurar uma exposição sobre Afonso Henriques e disse algumas coisas sobre o fundador da nacionalidade. Como era possível ela saber tantas coisas!


Em seguida, uma senhora mais nova, mas muito diferenta da Bárbara Guimarães, anunciou o programa.


Ficámos a saber que, para iniciar, a Inês, aluna da Escola da Quinta das Flores, iria interpretar


duas curtas peças musicais - uma de Scarlatti; outra de Bach.


Seguir-se-ia uma apresentação da autora, a cargo de uma aluna da Escola B. 2,3 Rainha Santa Isabel. E alunos desta mesma escola iriam dramatizar um texto original de sua autoria.


Por fim, alunos da Escola B. 2,3 de Taveiro apresentariam um pequeno excerto de «Quero Ser Actor», outra das obras da dupla de escritoras.


Só decorrida esta parte introdutória, é que a autora começou a responder às nossas perguntas:


«De onde lhe vem a inspiração


«Há quanto tempo é que colabora com a Ana Maria Magalhães


« Porque é que começaram a escrever juntas


«Que livro lhe deu mais prazer a escrever


«Que escritores aprecia mais


«Acha que a sua infância influenciou a sua carreira de escritora


Enfim, poderíamos estar ali até ao jantar, que todos queriam saber, saber sempre mais...


Mas, a escritora tinha um comboio para a levar de regresso a Lisboa e havia ainda os autógrafos. Claro que também fui pedir um. Guardá-lo-ei, cuidadosamente, na minha caderneta. Ainda pensei adquirir um livro dos que se vendiam, numa banca à entrada. Mas, predominavam «as aventuras» e o meu pai diz-me:


- Tens de crescer!


Abandonei a sala um pouco insatisfeita, mas, sinceramente, não tive coragem de colocar a pergunta, que esta, era mesmo a minha pergunta:


« Por que é que a Isabel Alçada nunca escreveu nenhum livro sozinha


Mas, senti-me muito orgulhosa com um crachá que me ofereceram, à entrada. Dizia assim: «Sou uma leitora!» Amanhã, irei usá-lo, na minha t-shirt, e tenciono passar pela Biblioteca para dar uma espreitadela às novidades.




2 comentários:

Isa disse...

gostei do teu texto mas não sei enviar comentários

Isa disse...

Consegui!...Estou a descobrir a tua veia de escritora, relatas o que aconteceu no encontro e com originalidade...