sexta-feira, 6 de março de 2009

Continuação da Semana da Leitura


Hoje o dia foi dedicado ao encontro com a escritora Joana Ruas. Esta foi apresentada aos alunos das turmas 9º B e 9º E, com recurso a um sketche idealizado pela Sara Cruz e pela Carolina Curto. Através da capacidade criativa das duas intervenientes, todos ficaram a conhecer a sua terra natal, as vivências de infância e juventude e a razão de ser do seu nome literário.

Seguiu-se uma leitura muito expressiva do texto «Senna-Mau e as Rolinhas», extraído da última obra da autora, «A Batalha das Lágrimas».

Todos aguardavam com alguma expectativa o momento de interacção, em que, finalmente, os alunos puderam exteriorizar a sua curiosidade e formularem perguntas sobre os ambientes em que tinha decorrido a sua vida, das motivações que a tinham levado a escrever e de algumas das suas intencionalidades. Debateram-se as características das suas personagens, os ambientes em que estas foram sendo construídas e as suas preferências pessoais.

O encontro foi uma oportunidade de crescimento e enriquecimento que terminou com uma breve mas bela mensagem: «Não se deixem tomar pelo medo! Abram os braços e abracem o futuro

2 comentários:

Anónimo disse...

Esqueceu-se de referir que foi distribuído a todos os alunos um folheto original, da minha autoria.

Anónimo disse...

Esquecimento meu? Nem pensar! Então, não reparaste que a escritora elogiou tanto o teu folheto que até o vai sugerir ao seu editor? Como essa informação foi anunciada, admiti não ser necessário fazer-lhe referência. Estarei desculpada?