terça-feira, 3 de março de 2009

O Ser Humano É a Humanidade em Ponto Pequeno


A Semana da Leitura e do Multiculturalismo prosseguiu na Biblioteca da Escola B. 2,3 Martim de Freitas.

Hoje, dia 3 de Março, alunos de turmas do 7º ano e naturais dos PALOP's puderam interagir com o Prof. Dr. José Luís Pires Laranjeira ao longo de uma palestra subordinada ao título «O Ser Humano É a Humanidade em Ponto Pequeno», a qual teve início com a leitura do poema «O Grande Desafio» de António Jacinto. Interpelados pelo moderador sobre as razões da unidade e espírito de coesão expressos nas palavras do autor angolano, os destinatários soltaram-se e conseguiram debater questões profundas de interculturalidade - as questões linguísticas, as tradições, em suma, a cultura que confere a matriz da identidade de cada povo.

Mas, de forma intencional, os jovens foram também provocados ao ser-lhes apresentada a vivência dum bi-repetente, razão que esteve na origem da interrupção de uma vida escolar. Não obstante a vontade paterna, esta iria prosseguir, mais tarde, ao inscrever-se na Universidade, a cujo topo conseguiria chegar, como professor. E porquê? «Porque sempre teve o dom da escrita e isto porque gostava muito de ler».

Será, então, a leitura uma «seca» ou não terá também as suas vantagens, não só no sucesso escolar, como no próprio sucesso de uma vida?

«Vocês podem ser o que quiserem, mas, se não lerem, não terão as possibilidades que eu tive.» Dito de outra maneira «qualquer pessoa pode ser tudo na vida, mas, se não ler, terá mais dificuldades», esta foi a conclusão que os participantes puderam alcançar com as palavras do Prof. Dr. Pires Laranjeira.

1 comentário:

Isa disse...

está um bom comentário, traduz exactamente o que se passou