sexta-feira, 6 de março de 2009

Semana da Leitura na Biblioteca da EB Martim de Freitas







O terceiro dia da Semana da Leitura foi repleto de actividades.



Pela manhã, os alunos do 9ºE envolveram-se em «Leituras Partilhadas» com os alunos da turma do 7º G. Duma forma muito original e bem arquitectada a Sara Cruz apresentou «O Alquimista» de Paulo Coelho; a Mafalda Oliveira expôs uma sinopse de «O Código da Vinci» de Dan Brown; o Tomás Marques referiu dados biográficos de Isabel Allende e descreveu duas obras da sua trilogia - «O Reino do Dragão de Ouro» e «O Bosque dos Pigmeus». Estas duas publicações foram resumidas de forma muito apelativa, através duma cuidada apresentação em powerpoint. Por fim, a Carolina Curto escolheu «O Estranho Caso do Cão Morto» de Mark Haddon para contextualizar a acção, interpretando de forma muito expressiva algumas das suas passagens e justificando a sua preferência por uma das partes em que a personagem principal nos dá a conhecer a sua não-relação com o mundo.



Sem dúvida, que os colegas do 7º G foram conquistados por esta panóplia de leituras!



Já pela tarde, a turma do 5º C foi a destinatária de uma sessão de «Leituras em Família», em que a Sr.ª D. Sílvia Portugal, mãe do Guilherme, leu dois contos de Ondjaki e o Sr. José Luís Pina, pai da Francisca, escolheu para os alunos o «Poema Ecológico - Carta do chefe Seatle».



Seguiu-se um momento de troca de ideias em que se divulgou o PNL e os seus objectivos, bem como os benefícios da leitura, exaltando-se o seu papel no desenvolvimento da imaginação e no enriquecimento vocabular, para lá de ser uma condição propiciadora de uma expressão escrita de qualidade.



Os marcadores de leitura distribuídos entre os presentes constituiram instrumentos de divulgação do papel das bibliotecas escolares.



Para finalizar o dia, os alunos do 7ºD e 8º A escutaram atentamente as palavras do Dr. Vladimir Pliassov, convidado para abordar questões de língua e cultura russas. Por entre referências históricas, de mentalidade e de índole vocabular, os participantes puderam visionar com agrado três curtas animações que, desde a realidade escolar até ao universo das histórias tradicionais, os conduziram à percepção de que a Rússia foi um país que investiu fortemente no ensino, sendo este um dos pólos do seu desenvolvimento.



Para demonstrarem como tinham interiorizado a mensagem, os alunos despediram-se do Dr. Pliassov com um «spacibo» colectivo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá, Gostei da forma como caracterizou a nossa participação na semana da leitura.
Tenho pena que este seja o meu último ano e por isso não poderei participar em mais nenhuma semana da leitura da Martim de Freitas.

Anónimo disse...

Somos 3 alunas do 7ºG. Adorámos a apresentação dos nosso colegas. Continuem assim. Beijinhos de toda a produção. Ciao

Anónimo disse...

nao gostei nada de ver aquela rapariga vestida de pastor.
parecia um palhaço enfim, uma lástima... peço desculpa mas tou a ser o mais sicero possivel. ADORO ROCKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anónimo disse...

peço desculpa pelo comentário do meu irmão.
Com as minhas sinceras desculpas.
Ana